De acordo com Russell Barkley, psicólogo clínico e especialista em crianças com TDAH, a ideia de que os pais irão criar personalidades, QI, habilidades de desempenho acadêmico e proteger os filhos contra o bullying não é verdade.
Barkley assegura que os filhos não são uma lousa em branco pronta para ser preenchida. As crianças nascem com mais de 400 traços psicológicos que surgirão à medida que amadurecem e que não tem nada a ver com os pais. Filhos são um mosaico genético de sua família extensa, o que significa uma combinação única das características que correm em sua linhagem familiar em conjunto com fatores de seu ambiente externo. O papel dos pais é o de ensinar valores e orientar os filhos para que sigam seus caminhos e seus propósitos.
Ele usa o exemplo do pastor: os pastores são pessoas poderosas que escolhem os pastos onde as ovelhas irão pastar, se desenvolver e crescer. Eles determinam se estão adequadamente nutridas e se estão asseguradas contra possíveis danos externos, sem projetar na ovelha uma visão de engenharia pessoal. Nenhum pastor vai transformar uma ovelha em um cachorro.
Hoje o número de pais que procuram especialistas se sentindo culpados é endemicamente superior a gerações passadas. Portanto, é preferível que os pais parem de pensar em si mesmos como engenheiros dos filhos, que dêem um passo para trás e digam: eu sou um pastor para um indivíduo único.